Como sua Marca se comunica?

A vida de um profissional de marketing é sempre bem agitada. Freqüentemente, isso significa debruçar-se em projetos para que as entregas sejam feitas dentro do prazo, e nem sempre a estratégia de comunicação recebe a atenção devida. Neste contexto, observamos que as técnicas de marketing ganham mais espaço que o foco na experiência de marca com seus clientes.

É impossível falar da experiência da marca sem falar de estratégia de conteúdo influente, para isto é primordial uma redação atraente, com ideias bem organizadas, propriedade no conteúdo e em especial posicionamento. Assim como qualquer pessoa, as empresas precisam ter algo relevante a dizer e caso não haja um posicionamento definido, não há percepção de valor, que neste caso refere-se à algo que deseja ser acessado, ser conhecido.

Seja qual for o cenário do mercado, uma empresa precisa ter seu posicionamento bem definido antes de pensar em metodologias, ferramentas ou em processos. De nada adianta tais iniciativas se não há coerência em sua comunicação, que nós entusiastas de marketing, carinhosamente chamamos de COMUNICAÇÃO COM PROPÓSITO.

Sim, pode parecer meio clichê falar de propósito em um momento tão intenso de comunicação digital, mas é exatamente nesse turbilhão de informações que recebemos diariamente, que precisamos ter muito bem desenhada nossa definição de propósito. É o propósito que nos diz e nos direciona do porque Fazemos o que Fazemos, é o que traz sentido ao nosso dia-dia.

Quando desenvolvemos uma comunicação com propósito, nossos colaboradores ficam integrados pois todos estão trabalhando na mesma direção. Temos uma comunicação fluída, todos falando a mesma língua, e não temos a necessidade de fantasiar para criar conexões e correr o risco de perder o valor pelo caminho. Ao contrario, com o propósito a necessidade vem do lado oposto, vem do lado de quem tem interesse em conhecer mais, em acessar algo crível.

Ao refletir neste contexto, me vem à mente algumas empresas que fazem com maestria, o propósito da Starbucks que trabalha para ser o terceiro melhor lugar para seu publico, apenas depois da casa e do trabalho, me vem à mente Whole Foods, rede americana de supermercados, que creem trabalhar para melhorar a alimentação das pessoas. A Apple que acredita ser mais criativo a cada dia, a Disney que leva felicidade para as pessoas porque fabricam mágica e a Nike que acredita na evolução das pessoas porque com o esporte não há linha de chegada. Uauu!..fico fascinada quando me deparo com mentes brilhantes transformando a vida das pessoas, trazendo significado a elas de forma tão simples e singular.

É isso, quando propósito esta integrado, quando uma marca está coesa, definida, verdadeira, com seus atributos essenciais a comunicação passa a ser não apenas de uma área (marketing), mas de toda a organização. Assim, a empresa tem vida, alma, vontades, desejos e, por mais estranho que pareça, estes desejos deixam de ser de um ou outro dirigente e começa a ser de todos que fazem parte daquela Corporação.  

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