História assinada não é storytelling
Storytelling é o que todos conhecem; outra coisa é a história assinada, que tem a ver com a essência do negócio e os seus princípios.
Sabe como sua empresa se conecta às pessoas, clientes e funcionários? Com (boas) histórias. Uma história tem drama, emoção, humor, clímax, é por isso que elas capturam a atenção dos espectadores. Lembram-se do lançamento do MacBook Air, da Apple, em 2008? Foi um evento inesquecível: Steve Jobs entra no palco com um envelope amarelo debaixo do braço e o coloca sobre a mesinha; quando começa sua apresentação, ele anuncia um computador que é tão fino que até caberia em qualquer desses envelopes que circulam pelos escritórios. Quando ele tira o MacBook do envelope, claro, o público vai ao delírio.
Esse exemplo da Apple é o storytelling, que é uma ferramenta de marketing muito conhecida, principalmente em tempos de marketing de conteúdo, que todas as empresas buscam utilizar para se tornarem relevantes. Às vezes, até exagerando na presença em mídias sociais, sem grandes resultados práticos.
Este artigo quer diferenciar o storytelling de um outro termo importante, mas pouco conhecido: a HISTÓRIA ASSINADA. Ambas têm uma estrutura de narração, mas são diferentes e não podem ser confundidas, para que as estratégias de marketing sejam aplicadas corretamente para cada situação.
A história assinada é um manifesto da organização, que deve inspirar o público interno e externo, em que é feito um mergulho em profundidade na história da marca e sua visão de futuro. É como ela foi criada e o que ela quer se tornar; tem a ver com a Missão e a Visão organizacionais, é a construção de um sentido para a empresa. Uma história assinada determina a razão da existência de um negócio e o que energiza essa organização para o rumo do sucesso.
Uma história assinada é uma mensagem convincente que motiva a diretoria e os seus colaboradores em torno de propósitos e com uma direção a seguir. Ela não é uma argumentação de venda, ela é a essência do próprio negócio: a base da estratégia e do posicionamento de uma empresa. A história assinada é uma reflexão cuidadosa, criativa e madura, que inspira toda a organização e cria valor para os clientes.